Mídia Digital e Social

Mídia digital e social
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O que são e quais as diferenças?

A mídia, assim como a mídia digital, é toda estrutura de difusão de informações, notícias, mensagens e entretenimento que estabelece um canal intermediário de comunicação não pessoal, de comunicação de massa, utilizando-se de vários meios, entre eles jornais, revistas, rádio, televisão, cinema, mala direta, outdoors, informativos, telefone, internet… Na publicidade é o departamento ou seção de uma agência responsável pelo estudo e pela seleção dos veículos mais indicados para que uma campanha publicitária consiga maior cobertura, frequência e impacto junto ao público-alvo. (EDITORA MELHORAMENTOS LTDA, 2018)

A evolução da comunicação e a percepção do poder.

A mídia em suas várias formas está presente constantemente em nosso dia-a-dia. Um grande passo para a história da comunicação foi a evolução da fala para a escrita, que registrava de forma mais segura as histórias que antes eram relatadas de forma oral. Com a chegada da mídia impressa, um maior número de pessoas tinham acesso às informações que eram dadas. Muitos acontecimentos políticos, econômicos, sociais e informações sobre a sociedade eram registrados e passados ao público. Porém com toda a informação que era passada, a censura começou a bloquear certas notícias, já que muitas instigavam um pensamento crítico em seus leitores.

Ao passar do tempo, com a chegada de novas tecnologias, a comunicação foi evoluindo, trazendo com si o rádio. Um aparelho capaz de transmitir a voz humana para milhares de pessoas. Muitas emissoras surgiram transmitindo histórias faladas, notícias e até mesmo música. De início, essa tecnologia não foi muito bem aceita pela população, mas ao longo do tempo isso mudou.

Logo após surge a TV, um aparelho revolucionário que além de transmitir a voz, também transmita a figura humana em tempo real, se tornando assim um poderoso instrumento para a comunicação. Fazendo com que o Rádio e os meios impressos perdessem um pouco de seu público. Em pouco tempo a televisão se tornou uma das maiores mídias já inventadas. Com programas, de novelas a telejornais, para prender a atenção dos espectadores.

Começo da Internet e o fortalecimento da Mídia digital

Com o surgimento da Internet, dos computadores e dos aparelhos móveis, a Mídia Digital começa a ganhar espaço, tirando assim o foco das mídias convencionais.

Desde que a mídia digital e a Internet começaram a aparecer, a morte imediata da mídia convencional foi prevista com grande convicção por observadores da indústria e por espectadores casuais. Parece óbvio: quem precisa de jornais impressos se você pode ter um site de notícias? Pra que comprar uma revista se você pode ver os mesmos artigos e fotos on-line? E por que assistir televisão tradicional se você pode ter sites de vídeos e filmes no seu computador? A internet reúne a tv, o rádio e o jornal, tudo em um só. Não precisamos mais nos deslocar até outro lugar para termos acesso às informações, hoje, tudo está em nossas mãos.

Essa está sendo uma grande revolução para o mundo e não há dúvida de que essas mudanças estão transformando profundamente nossas vidas.

Para a publicidade o surgimento dessa nova mídia foi um grande avanço, uma forma de alcançar seu público-alvo por meio de novos veículos de comunicação, gerando anúncios que fixam marcas e produtos.

Redes sociais.

Um dos maiores desenvolvimentos na mídia digital foi o surgimento das mídias sociais. Há bilhões de usuários ativos em todo o mundo. Hoje elas são indispensáveis para nós, para ter uma maior aproximação com outras pessoas ou com consumidores. Ela é usada tanto para o uso profissional, quanto para o pessoal.

A popularidade das mídias sociais aumenta constantemente, o investimento e a atenção para ela é cada vez maior, principalmente pelas indústrias e organizações. Criando assim, novas oportunidades de trabalho, tanto na internet, quanto fora dela. Gerenciar empresas on-line, fazer upload de dados, compartilhar informações, criar anúncios, fazer palestras, elaborar textos e outros trabalhos on-line gerou a necessidade de funcionários e criou essas oportunidades de emprego.

Com os demais sites e aplicativos criados, tanto para o profissional, quanto para relacionamentos é possível compartilhar informações com outras pessoas, atingindo, talvez, milhares de pessoas em poucas horas. Mas todo esse avanço da mídia também tem seus pontos fracos, como a falta de privacidade de muitos usuários, um exemplo foi o que aconteceu com muitos usuários do Facebook que tiveram, sem permissão, seus dados coletados pela própria empresa. Ou então, as várias Fake News que aparecem todos os dias com notícias que podem prejudicar a todos os envolvidos.

Conclusão.

De toda forma, a publicidade é umas das áreas que mais tem evoluído, pois com o surgimento de novas ferramentas, novos conceitos e formatos de comunicação são explorados. Fazendo assim com que cada novidade seja mais interessante publicitariamente.

“O uso das novas mídias e tecnologias é inevitável, não tem mais volta. A grande oportunidade é entender quais são as tecnologias disponíveis para aproximar as marcas das pessoas. No século passado existia a máxima de que o meio era a mensagem, mas agora a própria tecnologia pode ser a mensagem. O desafio é compreender de que forma será possível integrar planejamento e criação a essas novas ferramentas disponíveis.” (Professor Daniel da Hora, 2015)

Precisando de um site ? entre em contato

Compartilhe com os amigos:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima